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Passo 1: INTRODUÇÃO ao Marketing Digital – (leia é importante)
Inventaram a Vaga de Analista de Marketing Digital e agora?
Não se assuste. Marketing é marketing desde a época que o Philip Kotler (considerado pai do marketing) escreveu o seu primeiro livro, o que mudam são as ferramentas. Inclusive ele se atualizou e atualmente lançou um novo conteúdo que se chama MarKeTing 3.0, já falando das novas estratégias para a WEB.
O sucesso da mídia digital atraiu muitos curiosos e uma boa parcela de profissionais de Marketing interessados em expandir o seu império ou do seu cliente. Porém há mudanças drásticas e até dramáticas para quem tentou usar as técnicas normais para atingir um público cada vez mais seleto e exigente em relação ao conteúdo.
Atualmente não se chega neste público pela internet apenas com anúncio direcionado para um produto de venda, você precisa dar muito mais conteúdo gratuito ao cliente, para só depois de criar um relacionamento com ele, fazer a venda. Sim, tudo mudou.
No fundo, relacionamento com o cliente sempre foi essencial, apenas não era utilizado isto da maneira correta e eficiente na internet.
Um gênio americano (pra variar) inventou uma Fórmula de Lançamento que deu muito resultado e muito certo para quem aplica corretamente na internet, transformando do dia pra noite, pessoas comuns, em Gurus e novos ricos. O nome deste cidadão é Jeff Walker.
Sr. Walker trabalhava em casa, e não ganhava o suficiente para sustentar a sua família, segundo encontrei o seu salário anual não chegava a 30 mil dólares na época, valor baixo para os padrões americanos. Ele estava decidido a mudar a sua vida, e usou a internet para isto. Segundo a sua história, ele mandou poucos e-mails de qualidade para seus amigos, falando de um assunto que dominava na época, e começou a criar uma lista, e se relacionar com esta lista, que eram interessados no mesmo assunto que ele dominava, depois de um certo tempo de relacionamento, ele lançou um produto digital, e ofereceu para esta lista, e o resultado apareceu. Não sabemos ao certo quanto ele faturou no seu primeiro lançamento, porém em 15 anos, ele fez 400 milhões de dólares.
Acredito que tanto eu, quanto você, achamos atraente faturar em torno de 26 milhões de dólares por ano, apenas trabalhando com estratégias de vendas pela internet e entregando o que chamamos de infoprodutos (produtos totalmente digitais, como ebooks, cursos em vídeo-aulas, palestras on-line etc) que não tem um custo alto de produção e nem precisa de estoque.
Até aqui eu apenas te posicionei referente ao mercado, e como ele iniciou, e citei 2 grandes nomes do Marketing atual.
Mas como colocar isto tudo em prática, e eu poder me tornar um Analista de Marketing Digital?
Claro que a formação em Marketing ou Administração é fundamental para se tornar um Analista de Marketing, porém, hoje, as empresas encontram-se numa situação crítica, as Faculdades não tem preparado seus alunos para atuarem diretamente na INTERNET. Isto é uma realidade cruel. Por isto você consegue se especializar apenas em Marketing Digital, e concorrer uma vaga contra estes candidatos formados. Geralmente seu diploma sai como: “Especialista em Marketing Digital e ferramentas de relacionamento on-line”. Isto basta para você desbancar muita gente formada, à não ser que o formado também tenha feito um treinamento de atualização na área claro.
- Ok eu quero o meu diploma.
Espere, tem um longo caminho à percorrer antes de você se tornar um Especialista em Marketing Digital.
Vamos passar por todos os passos, até as Métricas.
Passo 2: POR ONDE EU COMEÇO?
Vamos falar das mídias que você tem disponível para trabalhar antes de começar.
Ferramentas de Pesquisas: Geralmente são os buscadores, como Google, Bing, Yahoo entre outros. Quem está utilizando uma ferramenta de pesquisa, para encontrar um produto ou serviço é praticamente um Lead Quente (LQ é o cliente que está procurando algo para comprar, e encontra o seu produto, e PROVAVELMENTE o compre).
Você leu o PROVAVELMENTE? Entenda, quando pesquisamos algo no Google por exemplo, centenas de produtos aparecem de concorrentes, e por que eu compraria o seu?
- Relacionamento é a resposta, veremos mais para frente.
Redes Sociais: Facebook, Linkedin, Google+ e outros. Nas redes sociais, as pessoas não estão procurando produtos para comprar, estão ali para ver fotos, fofocar, ostentar e paquerar, esta é a realidade, então tende a ser mais difícil a venda, mas mesmo assim é uma excelente plataforma para conversão. Neste caso, é FUNDAMENTAL você ESQUENTAR O LEAD.
Complicado?
- Sim e não, veremos abaixo!
É ai que a Fórmula de Lançamento do Jeff Walker entra como uma luva perfeita. As técnicas que ele ensina são fundamentais para você conseguir Esquentar o Lead e fazer a venda. Vamos nos aprofundar neste assunto num capítulo próximo.
Estes eu chamo de Comunicadores Rápidos: Whatsapp, Skype, Twitter entre outros. Atualmente é importante manter o relacionamento com seus clientes em todos os canais possíveis de comunicação, mas claro que isto toma tempo, e dinheiro.
De qualquer maneira quando você consegue se relacionar com seu cliente diretamente pelo WhatsApp por exemplo, é muito mais fácil fazer uma venda. Eu já utilizei esta técnica recentemente, onde publiquei numa Fanpage do Facebook uma chamada simples assim: ”Quer renegociar as suas dívidas e passar a guardar dinheiro no fim do mês? Entre no nosso grupo do WhatsApp, deixe seu telefone aqui que vamos te adicionar”. Em minutos chegaram dezenas de telefones para o Grupo, e comecei junto com meus sócios, a mandar vídeos e áudio ensinando o que prometi claro. Meu objetivo era fazer com que eles assinassem a minha lista no site www.planejecerto.com.br que é um dos meus projetos. Para isto eu dei conteúdo de valor, gratuito, e de certa forma eu estava “Esquentando os Leads”.
Agora vamos responder a pergunta inicial: “Por onde eu começo?”
Você começa traçando uma estratégia para o produto/serviço que vai vender, seja ele de um cliente, ou seu. Nesta estratégia você precisa focar no relacionamento e na construção de uma lista de e-mails. Sim e-mails são a forma mais segura, rápida e garantida de vendas, mas isto apenas se o cliente assinar a sua lista, por vontade própria, e é ai que entra o conteúdo gratuito de qualidade. Entregue algo de valor, que talvez venha a valer mais do que o produto final, porém, isto irá convencer o cliente a assinar a sua lista, e já irá tirar objeções na hora que você anunciar um produto de venda.
Tem um cara que eu curto que se chama Conrado Adolpho, pensa num carioca gente boa (existe algum que não seja? – Eu sou paranaense do interioorrr :D) Ele fala muito bem das objeções que seu cliente poderá ter sobre seu produto/serviço, e que você deverá derrubar este muro de objeções para então vender.
Ele fez um vídeo sobre Objeções que vale à pena assistir:
Lembrando que a melhor maneira de derrubar o muro de objeções são as PROVAS SOCIAIS. Falaremos do que são e como funcionam no passo 11.
Ufa, quanta coisa né?
Estamos apenas no começo, sinta-se como um Bebê engatinhando, agora vamos dar um passinho.
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Passo 3: Mas o que é isto de Lista de E-mails? Eu odeio SPAM.
Você, eu, e até os caras que enviam SPAM, odeiam SPAM. Mas trabalhar com um e-mail com dupla confirmação, aceito pelo cliente, é outro nível. Para criar uma lista, primeiro você precisa ter contratado um serviço de e-mail sério (não estes que cobram 10 dólares por mês e você envia 10 milhões de e-mails sem saber o que é confirmado e o que é SPAM). Caia fora disto, não funciona.
Você precisa procurar um parceiro sério como o MailChimp, o KlickMail de um Brasileiro chamado Érico Rocha (que é discípulo direto do Jeff Walker, falaremos do Érico mais para frente neste artigo), do Aweber, GetResponse entre outros. Qual a diferença destes serviços de e-mails para os baratinhos de SPAM? Eles só permitem você enviar e-mails para quem fez a dupla confirmação em sua lista, ou seja, o cara cadastra o email, entra no email dele, e clica em ACEITAR receber notícias suas.
Com isto, estes servidores de email são bem vistos pelos gigantes do mercado como a Microsoft, Google, Yahoo etc, que permitem então que seus e-mails sejam entregues na caixa de entrada oficial, e não na caixa de SPAM, tornando você um escolhido do cliente, para ler, e receber seus e-mails de relacionamento. BINGO!!!
Além disto estes servidores de e-mails trazem ferramentas FUNDAMENTAIS para que você venda mais pela internet. Você consegue saber quem abriu o e-mail, quem leu, quanto tempo ficou, se clicou em algum link e se até compartilhou.
Parece algo simples saber quem abriu e não abriu o seu e-mail, porém olha o poder da ferramenta: Recentemente eu enviei para a minha lista de mais de 50 mil pessoas um e-mail oferecendo um produto do meu portal www.lucianoaugusto.com.br então o resultado mostrou que destes quase 20 mil nem abriram o e-mail, neste caso eu estava usando o MailChimp, com esta informação em mãos, eu mandei um novo e-mail, apenas para quem não abriu com o título: “Não vai abrir este email? Tem certeza que vai perder esta?”. Com isto dos 20 mil, mais de 38% abriram, o que aumentou consideravelmente as minhas vendas. Entendeu o motivo de precisarmos de um parceiro sério para E-mail Marketing?
ATENÇÃO: Tem uma frase que eu ouvi em um dos treinamentos que fiz que diz assim:
“O email é o ATIVO mais valioso que uma empresa pode ter atualmente”.
Você tem dúvidas disto? Por exemplo, quanto custa para atingir seu público numa Fanpage do Facebook? Eu que tenho quase 1 milhão de conectados em minhas Fanpages precisaria investir mais de 6 mil dólares para chegar em todos, e se o Facebook aumentar ainda mais os valores de anúncio? Ou mudar novamente a sua política? Pois gratuitamente você já não atinge 1% dos seus clientes conectados, eles querem que você pague. E vou mais longe, e se o Facebook excluir a sua conta? Onde estão estes clientes conectados com a sua marca? Se você não fez campanhas, e não pegou os e-mails, você perdeu TUDO, inclusive o que investiu para conquistar estes Likes.
Entenda, a Fanpage é do Facebook, você é um gerador de conteúdo apenas, não é dono de NADA. Basta dar uma lida nas políticas para se sentir enganado como eu.
Agora se você fez uma lista de e-mails, ela é sua e o custo para falar com seus clientes é muito mais barato, com um resultado 10x maior do que qualquer anúncio em Facebook ou qualquer outra Rede Social.
Não estou falando para desistir das Fanpages, muito pelo contrário, extraia delas o melhor: E-MAIL
Pense nisto!
Passo 4: Como fazer o cliente Aceitar Participar da Minha Lista de E-mails?
- Dê em troca da sua confirmação de inscrição na lista, conteúdo gratuito de QUALIDADE.
Está em dúvida de como fazer isto?
Veja, vou citar o exemplo do meu projeto Planeje Certo.
Quando o cliente cadastra o e-mail dele na nossa lista, é automaticamente redirecionado para uma página que dá às boas vindas, com um vídeo que explica onde ele deve ir para confirmar a sua inscrição na lista, e receber os conteúdos gratuitos prometidos.
Quando o cliente entra no e-mail, e clica em confirmar, ele vai para uma página onde ele poderá baixar o nosso material gratuitamente.
O conteúdo que estamos oferecendo de graça não é apenas BOM é EXCELENTE. O cliente tem que ter a sensação de ter valido a pena deixar o seu email.
Só para você ter uma ideia, investimos quase 10 mil reais, para produzir um áudio-livro sobre finanças onde o usuário pode baixar e escutar no celular, e também um e-book completo.
Este material entregamos gratuitamente para quem deixa o e-mail, é valor agregado quando formos vender algum produto, e também é uma bela ferramenta de quebrar objeções.
Se quiser testar, pode se cadastrar em www.planejecerto.com.br faça o processo todo, e depois se quiser sair da lista, verá que no e-mail que mandamos tem um link para te retirar da lista, assim não iremos te enviar conteúdo sem relevância, faça o cadastro apenas para testar e entender o processo e ver o nosso material.
Lembre-se que o conteúdo de QUALIDADE gratuito, é o que faz o cliente baixar a guarda, esquecer as objeções que tem sobre você ou seu produto, e comprar algo quando for vender.
Certo, agora você começou a montar uma lista, as pessoas estão assinando e baixando o seu conteúdo, e o Feed Back é positivo, gostam do seu material.
Agora é momento para você iniciar um Relacionamento com a sua lista, para depois, oferecer um produto ou serviço.
Passo 5: Como fazer um relacionamento com a minha lista?
Acredito que a sua LISTA esteja sendo montada com base em algum produto ou serviço que você represente ou produza. Então as pessoas que estão assinando a sua lista, e recebendo o seu produto tem algo em comum, no que diz respeito à área que se interessam.
No caso do Planeje Certo, nós estamos falando de renegociação de dívidas e planejamento financeiro para ter uma vida mais tranquila. Para fazer o relacionamento, escreva 2 ou 3 artigos por semana, tratando do tema, mas artigos completos, como este aqui que você está lendo. Não adianta escrever artigos sem conteúdo, apenas para enviar rápido para a lista, isto não fará ninguém ler, ou se ler vai frustrar a expectativa do assinante, que espera algo bom, e é entregue algo simples demais e com isto ao invés de tirar objeções, vai aumentar o muro das objeções sobre você ou seu produto.
Uma boa forma de se relacionar é sempre escrever com conteúdo, e também interagir, fazendo perguntas sobre temas que gostariam de aprender e que você fosse produzir. A lista fica passiva inicialmente às suas interações, por tanto não se esqueça dela, escreva com intervalo de 1 ou 2 dias, sempre envie informações pertinentes e não desanime caso alguém deixe de assinar é mais importante ter qualidade do que quantidade, pois num servidor de e-mails, você paga por assinante praticamente, então que se pague por quem vai comprar no futuro.
No meu caso, eu vendo serviço, treinamentos em tecnologia, então procuro enviar notícias do mercado para a minha lista, oportunidades de trabalhos, convites para palestras on-line sobre um determinado tema para então no final fazer o lançamentos de novos cursos e transformar isto em vendas.
Até agora não falamos em vendas diretamente, apenas estamos entendendo o novo caminho a percorrer para se chegar nelas. Vender é uma arte, e sempre foi, notamos muitas vezes que o cliente não quer comprar até você mostrar a importância e a necessidade do seu produto na vida dele. Quantas vezes você entrou num shopping disposto a não gastar, e saiu de lá com uma ou mais sacolinhas de compras?
A culpa não é sua, você quando entra em um, está sendo bombardeado por todos os lados de anúncios, vitrines e coisas legais, que mesmo sem querer parecem ser importantes para você, e de repente você lê promoção, no tênis de corrida que você curte, e então compra, mesmo sabendo que não vai correr, mas como está em promoção vamos garantir né?
Já que entrei no tema, vamos para as Vendas.
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Passo 6: Lista pronta, como faço para vender meu produto “sem ser chato”?
A fama dos vendedores é a chatice que carregam ao tentar te empurrar algum produto que você não quer. Mas no nosso caso, nós fizemos uma LISTA de E-MAILs com pessoas interessadas em nossa área de domínio, seja arquitetura, engenharia, computação gráfica, direito enfim, a sua lista foi formada por pessoas que tiveram interesse em baixar o seu material gratuito, então, digamos assim, você está com os LEADS quase QUENTES.
Não precisamos empurrar um produto que a pessoa não quer, pois sabemos o perfil da nossa “persona” (leia-se clientela). É chato todos os dias enviar e-mails oferecendo produtos e mais produtos. A sua LISTA de E-MAILs foi construída para gerar relacionamento e depois a venda, mas para tudo isto existe uma estratégia.
Existem uma infinidade de maneiras para se vender um serviço ou produto por meio do relacionamento, mas vamos tratar os conhecimentos mais atuais de técnicas de vendas na internet.
Não tem como falar de vendas na internet sem citar pelo menos 3 grandes Gurus do Marketing Digital, o Conrado Adolpho, Marcelo Peruzzo e o Érico Rocha. Por sorte, fui aluno dos 3, e no caso do Peruzzo, fui inclusive seu funcionário há quase 15 anos atrás, e se hoje eu tenho diversos negócios e uma vida tranquila, pode acreditar que devo à ele com todo o conhecimento que me passou na hora certa
Também fui aluno do Peruzzo no primeiro MBA que fiz na minha vida, em Marketing, nas Faculdades Integradas Curitiba. Posso garantir que ele sabe o que fala.
Vamos iniciar pelo Érico Rocha.
O Érico é discípulo direto do Jeff Walker e possui o direito de explorar o “Launch Formula” ou “Fórmula de Lançamento” desenvolvida nestes 15 anos pelo Guru americano.
Separei então o próximo capítulo deste artigo apenas para ele.
Passo 7: A Fórmula de Lançamento do Érico Rocha
Esta Fórmula é um conjunto de estratégias de lançamento de produtos, quando você já tem uma lista montada, ou vai montar uma do zero.
Estas técnicas são trabalhosas de serem aplicadas, mas trazem resultado para quem faz corretamente. Se você pesquisar na internet sobre isto lerá muito sobre o famoso 7 em 7, que seria o faturamento de 7 dígitos em 7 dias de lançamento. Sim isto é possível, eu mesmo já alcancei isto por três vezes durante o ano de 2014.
A Fórmula de Lançamento pode ser vista como um “Coaching” que vai te ensinar os passos corretos para falar com a sua lista, gerar necessidade, apresentar o produto, mostrar a importância dele, gerar escassez, e então a urgência do cadastrado comprar de você, antes que você tire ele do ar. Claro foi uma visão simplista apenas para te situar. Enfim, são as famosas técnicas de vendas aplicadas na internet da maneira correta. Utilizar a técnica certa na sua lista, é como pescar num pesque-e-pague, não tem como sair sem peixe.
Atualmente existem mais de 9 tipos de lançamentos que são ensinados pelo Érico Rocha, eu fui aluno dele da terceira turma. Vou abordar os Lançamentos que já fiz e conheço mais. Cada lançamento é para um tipo de venda específica, e um deles vai servir para você, e até TODOS eles em muitos casos.
Os lançamentos mais comuns e atuais são:
- Lançamento Semente
- Hiper Lançamento Semente
- Lançamento Interno
- Lançamento Externo
- Lançamento Afiliado
- Lançamento Relâmpago
- Lançamento Perpétuo
- Lançamento Espartano
- Lançamento R2X e Relançamento 50%
- Lançamento SEMENTE
Indicado para quem tem uma pequena lista, e só a ideia do produto pronto. Também é utilizado quando precisamos validar se uma ideia é boa ou não.
Podemos afirmar que este lançamento é utilizado para CRIAR um produto, inclusive o próprio curso de Fórmula de Lançamento foi criado assim, com este lançamento.
É simples, com este lançamento você consegue pegar pessoas interessadas no seu FUTURO produto que ainda não existe. Por exemplo, digamos que sou arquiteto e quero vender um curso de como aprovar uma planta na prefeitura. Usei este exemplo pois, já construí mais de uma casa, e sei o trabalho e a burocracia que dá aprovar documentos em prefeituras (eu usei um tipo de lançamento para vender as casas que construí e deu certo, tenho usado não apenas para produtos digitais, mas para produtos reais e o resultado é incrível. Consegui vender as casas que construí pela internet, no youtube. Veja este vídeo onde apresento uma das minhas casas no youtube:
Então antes de eu criar o produto que vai ensinar a pessoa a aprovar uma planta sem burocracia na prefeitura, eu crio uma lista de interessados, oferecendo um ebook básico, sobre o tema assim: ”Precisa aprovar uma planta na Prefeitura da sua Cidade? Vou te ajudar, baixe agora o meu ebook”.
No Ebook, eu coloco informações relevantes e importantes sobre o tema, e sei que se o cliente se esforçar, apenas com o conteúdo grátis ele faz, porém, TODOS nós precisamos de Coaching, parece que é da natureza humana. A cada Ebook baixado, é mais um email para a lista. Após ter uma lista com mais de 200 emails, eu já posso arriscar um Lançamento Semente, que é vender este meu produto que não existe, e só vou produzir se tiver boas vendas.
Meu único trabalho neste caso foi criar anúncios em buscadores e redes sociais para capturar Leads (e-mails de clientes), e criar um Ebook com um conteúdo relevante bom, para já ir esquentando quem fizer o download.
Uma nota importante é que segundo os Marketeiros famosos do mercado nacional, o custo de um e-mail(lead) é de R$ 1 real em média. Então se quer montar uma lista de 5 mil e-mails, terá que investir aproximadamente 5 mil reais. Eu que tenho uma lista gigante, e sei disto, e concordo, não foi barata, o meu valor, aplicando as estratégias certas, variou de R$ 0,40 à R$ 1,10 por Lead.
- Hiper Lançamento SEMENTE
Eu amo este lançamento, pois foi o que mais me gerou resultado financeiro em 2014. Você não faz ideia de como apenas com este lançamento você fatura 1 ano inteiro em 7 dias.
Este lançamento é responsável pela criação dos famosos Congressos Nacionais On-line.
Você notou que surgiu uma quantidade de CONA-isto e CONA-aquilo no mercado? Eu surfei esta onda e criei o Congresso Nacional (CONA) de Computação Gráfica, o ConaCG. É uma estratégia LINDA e poderosa. Os passos para executar são simples. Primeiro você cria um site que seja a sua Landing Page de inscrição (e captura de e-mails claro). No meu caso eu criei o www.conacg.com.br
Depois você monta um site “bacana” que tem haver com o tema, coloca um vídeo seu apresentando, e então convida profissionais do mercado para Palestrar on-line para seu público. Até aqui não tem público ainda, mas o importante, é ter muitos palestrantes. Geralmente as pessoas aceitam, afinal é divulgação de graça para eles na internet e não dá trabalho gravar uma palestra ou então falar ao-vivo por hangout.
Mas convide gente de qualidade que você pode confiar no material e com conteúdo de primeira. Olha esta palestra do meu evento, veja o nível da Palestra e principalmente o nível do palestrante, um dos maiores nomes em Efeitos Especiais de TV no Brasil, ele trabalha na Globo:
Feito isto comece a convidar as pessoas para participar, eu fiz 3 mil Leads por menos de 200 reais de investimento na primeira semana, olha o retorno. Ao final eu já tinha mais de 30 mil convidados. Aqui eu fiz 7 em 7 “easy mode”.
Claro que você precisa saber como convidar bons profissionais, como enviar os e-mails, quais plataformas usar etc, e isto o Érico Rocha ensina tudo em seu treinamento. Vale cada centavo investido, pode acreditar.
É importante ressaltar que este lançamento é uma bela estratégia para começar do zero a sua lista, no caso do ConaCG fiz uma lista invejável do zero em menos de 60 dias.
- Lançamento INTERNO.
Eu sempre faço um lançamento interno no meu portal o www.lucianoaugusto.com.br a cada 3 ou 4 meses. Tenho uma lista de quase 50 mil e-mails, sendo 35 mil alunos já do portal.
Este lançamento tem este nome pois você oferece algo para a sua lista, de assinantes já existente como é o meu caso. Muito antes de ser aluno do Érico eu já trabalhava com Treinamento On-line, quem me conhece sabe que desde 2003 eu atuo no Mercado, tenho 40 anos, e quase metade da minha vida, foi vivendo da internet. Meu domínio foi registrado em 2002 ou 2003. Então eu já tinha uma lista boa para fazer este lançamento que também a cada 3 ou 4 meses, eu faço fácil os 7 em 7.
Depois que você tem a sua primeira lista, seja usando o Lançamento Semente ou o Hiper Lançamento semente, você pode usar as técnicas do Interno para continuar vendendo a cada 3 ou 4 meses.
É legal saber que este lançamento você já precisa ter o produto pronto, é pra vender mesmo!
- Lançamento EXTERNO.
Este lançamento amplia o alcance do Lançamento Interno, pois agora podemos potencializar as vendas, e estimular que as pessoas revendam como afiliados competindo entre si.
A ideia é fazer o afiliado vender para a lista que ele tem, e com isto aumentar centenas de vezes o seu alcance, fazendo o resultado ser muito mais expressivo. É uma prática comum dos Gurus do Marketing Digital como o Conrado Adolpho e Érico Rocha que fazem seus lançamentos junto com os afiliados. Segundo dizem no mercado em 2014 o Érico Rocha conseguiu resultados acima de 15 milhões de reais em lançamentos externos.
Veja isto como uma equipe de milhares de afiliados, revendendo seu produto para a lista particular de cada um. De fato o alcance é gigante, e o custo de divulgação menor.
- Lançamento AFILIADO
Atualmente é uma prática comum revender produtos ou serviços de terceiros na internet, ainda mais depois do surgimento do HotMart.
Eu vou fazer um artigo apenas sobre HotMart, como trabalhar e faturar com ele.
Mas para adiantar O Hotmart é uma plataforma para promover produtos para afiliados, ou seja, você se cadastra, escolhe um produto para promover que tenha haver com seu público e então ao vender, já recebe a sua comissão diretamente do sistema. Lançar como afiliado é exatamente isto, você já tem uma lista enorme, e agora vai aproveitar este potência para oferecer produtos de terceiros, e faturar junto com ele.
É um mercado altamente lucrativo. Conheço amigos que faturam mais de 50 mil reais por mês revendendo produtos do Hotmart. Eu mesmo hoje, já faço um faturamento modesto mas expressivo neste mercado mensalmente.
- Lançamento Relâmpago
Talvez o mais fácil de aplicar e preparar. Em geral quem já trabalha com o Fórmula de Lançamento faz o Relâmpago no intervalo de um grande lançamento e outro, para dar uma injeção de capital e fazer entrar dinheiro rápido.
Não tem como fazer este lançamento sem ter um produto digital ou físico pronto, pois a venda e a entrega devem ser quase que imediatas. Também não tem como fazer sem uma lista de clientes iniciais já cadastrados.
Eu procuro utilizar ele a cada 40 dias, para dar uma injeção de capital nos meus negócios, e a preparação é muito simples realmente.
- Lançamento Perpétuo
É algo que eu utilizo no dia-a-dia do meu negócio, é a minha loja virtual aberta 24 horas vendendo e faturando. Mesmo em feriados eu continuo vendendo, meus anúncios trazem o aluno até uma “Landing Page” que faz a captura e a oferta dos produtos e isto me garante boas vendas.
Também é conhecido e chamado como “Vendas em Piloto Automático” pois acontece independente da sua vontade. O cliente chega por meio de anúncios, indicações ou da maneira orgânica, e compra.
- Lançamento Espartano
Este é o mais novo Lançamento que o Érico Rocha citou em 2014, depois de uma viagem que ele fez ao exterior, para participar do Master Mind dele nos USA com o Jeff Walker.
Segundo ele num jantar com outro especialista em lançamentos, ele ouviu sobre esta nova técnica. Então decidiu aplicar e apenas com 1 único e-mail ele fez mais de 400 mil reais em vendas. Como gerou muito resultado, ele decidiu ensinar seus alunos aqui no Brasil.
Vale ressaltar que esta técnica também pode ser aplicada para produtos físicos, ele até cita o exemplo de produtores de café que utilizaram e tiveram muito resultado.
O Lançamento Espartano, tem como base o “Princípio de Pareto” que diz que 80% do seu faturamento vem de 20% dos seus clientes. O que faz o maior sentido, inclusive, lendo um livro de investimentos da série “Pai Rico Pai Pobre”, ele de fato mostra como isto rege o mercado de uma maneira precisa.
Mas ele vai além, ele dá um exemplo prático com resultados comprovados, da seguinte maneira:
- Vamos supor que você vendeu 1000 produtos a R$ 1000 reais, temos um faturamento de 1 milhão de reais certo?
O princípio da Fórmula Espartana diz o seguinte:
20% de quem comprou seus produtos à R$ 1000 poderiam pagar 4x mais por um novo produto (não quer dizer que seria pelo mesmo produto) ou seja, com 200 pessoas você teria o faturamento praticamente de 1000 vendas.
E vai mais além, segundo a continuação da Pesquisa, 20% destas 200 pessoas que pagariam 4x mais, teriam condições de pagar até 8x mais.
Isto é potencializar as vendas e faturar alto, sem deixar dinheiro na mesa.
- Lançamento R2X e Relançamento 50%
É algo que eu faço a cada 5 meses, aproveitando o material que já fiz em um lançamento Interno ou Externo.
Dentro da R2X tem uma técnica chamada de Relançamento 50%, que consiste em você reaproveitar cada vídeo, e-mail e imagens utilizadas em um lançamento anterior. Você vai se surpreender, pois não vai precisar fazer nada, apenas reaproveitar o que já usou, e vai faturar no mínimo 50% do que vendeu da primeira vez.
Eu sou prova que isto dá certo, praticamente tenho feito lançamento todos os meses, de produtos novos e relançando os antigos.
Mas o R2X vai além, é importante você saber que ele é uma técnica de pré-lançamento que faz aumentar a potência do relançamento e fazer com que as conversões sejam muito maiores em até 2x o valor faturado da primeira vez. O nome R2X é isto, “R” de Relançamento e “2X” de até duas vezes o faturamento original.
Usando o R2X você vai gerar centenas de vídeos depoimento sobre seu produto, e é excelente para a famosa Prova Social que falaremos mais adiante, além de gerar muito tráfego para a sua Landing Page, e com isto fazer construção de listas com vídeos.
Para que funcione, tem uma metodologia que o Érico ensina em seu curso.
Acredito que eu tenha abordado os principais Lançamentos da “Fórmula de Lançamentos” que o Érico Rocha trouxe para o Brasil. O objetivo é te apresentar este novo mundo, como uma nova ferramenta para te tornar um Analista de Marketing Digital ainda melhor.
Não falamos até agora em como fazer as campanhas, como calcular o retorno (ROI) etc, mas vamos abordar ou neste artigo, ou nos próximos.
Vamos agora para o Conrado Adolpho, e entender como ele pode te ajudar a se tornar um Analista de Marketing melhor e mais preparado.
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Passo 8: Os ensinamentos do Conrado Adolpho
Atualmente não tem como se tornar um bom Analista de Marketing digital sem conhecer o Best Seller “Os 8Ps do Marketing Digital” do mestre Conrado Adolpho.
Este livro mal saiu no mercado e eu comprei para estudar e aprender mais, afinal, meu negócio principal é um portal de Treinamentos On-line em Tecnologia, e para continuar vendendo, preciso estar na frente da concorrência, ou pelo menos, nivelado por cima.
O livro é excelente para te mostrar como o mercado digital é diferente de atuar, do que o mercado que estamos acostumados. No marcado tradicional estudamos apenas os 4Ps do Marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção).
Já no novo mercado que surgiu de Marketing Digital o Conrado te situa referente aos 8Ps que seriam exatamente nesta ordem: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.
Ele consegue mostrar como você deve se posicionar no mercado com o seu produto, até obter os resultados desejados.
Vamos olhar em mais detalhes como funciona cada um dos 8Ps, lembrando que o conceito é direcionado para empreendedores/produtores para vendas na internet:
- Pesquisa
Conrado ensina que é preciso conhecer o seu cliente, o que ele procura, como ele se comporta e do que gosta. E é uma técnica simples pois ele indica que você rastreie os clientes que visitam o seu site, aprendendo com eles, para traçar uma estratégia de vendas eficiente.
- Planejamento
“45% das empresas de Comércio Eletrônico fecham sem completar 1 ano”
É uma notícia ruim, mas se eu não tivesse negócios on-line, eu até duvidaria que trabalhar na internet desse resultados. Porém sabemos que o mercado on-line tem gerado uma centena de milionários, e uma dezena de bilionários todos os anos, é um mercado em franca expansão, e que melhor paga atualmente.
É no on-line que estão as oportunidades de fazer dinheiro rápido e em muita quantidade, então qual o motivo destas lojas fecharem?
Aqui o Conrado faz uma análise bacana mostrando que a falta de planejamento e principalmente a falta da visão do TODO para uma equipe, é o que faz o projeto afundar.
Trabalhar on-line requer uma equipe multidisciplinar, do programador, redator ao designer. Então o planejamento e um objetivo é importante, desde que todos estejam em sintonia.
- Produção
Sabemos que fazer um site não é algo tão fácil, e vemos projetos que nunca são terminados por falta de competência de uma das duas partes, ou do cliente que não sabe o que quer, ou do fornecedor.
Quando lancei a versão 2.0 do meu portal www.lucianoaugusto.com.br fiquei 1 ano e meio com um site capenga, quase quebrei, pois a Agência que eu havia contratado de Curitiba foi péssima, irresponsável e incapaz de terminar o que eu havia pago, gastei horrores e só hoje, no terceiro site é que estou começando a respirar tranquilo. Tenho certeza que você já viu mais pessoas que passaram por isto.
Neste capítulo o Conrado procura mostrar o que um site deve ter para dar certo, coisas objetivas e diretas, é pegar e fazer, não deixar enrolar. A produção do sua porta de entrada é fundamental para ter as vendas em piloto automático. Ele dá dicas de SEO e outras ferramentas.
- Publicação
Este sem dúvidas é o “P” mais importante do livro. Ele trata de tudo o que a sua empresa irá publicar na internet para gerar o viral, o buzz sobre sua marca e negócio, fazer com que o cliente que acessar este conteúdo, goste tanto a ponto de enviar para seus amigos, e com isto você ganhar tráfego gratuito, e então gerar vendas.
É nisto que o mestre Conrado foca quando fala deste capítulo no livro, o que publicar com relevância, como publicar, como escrever e manter o relacionamento, e então colher os frutos. Gaste boa parte do seu tempo se dedicando às publicações que seu esforço jamais será em vão.
- Promoção
Aqui o mestre Conrado aborda a forma como você irá promover o seu produto no mercado afim de conquistar novos clientes. Cita exemplos do mercado tradicional off-line mas mostra o potencial do mercado on-line que é gigante, e muito mais barato do que as mídias tradicionais.
Também deixa claro a importância do consumidor ser a sua propaganda, não apenas seus anúncios, alias, uma propaganda vinda de um consumidor é mais barata e mais eficaz pois quebra TODO muro de objeções que alguém possa ter referente ao seu produto.
- Propagação
Como fazer com que a sua mensagem chegue ao consumidor sem invadir o seu espaço é um grande desafio para as empresas. Não é mais comum e nem aceito colocar banners em locais onde consumidores se encontrar para conversar, ou apenas olhar fotos. Estas técnicas já não funcionam mais, e é isto que este capítulo explora.
Como utilizar das novas tendências para que sua mensagem chegue ao consumidor sem ofender ou invadir a sua privacidade. Tornar seu produto viral, compartilhado por milhares de pessoas. Este é o grande desafio e o Conrado procura falar com cuidado e conhecimento sobre ele.
- Personalização
Quando você acessa um site como a Amazon, e pesquisa sobre determinado assunto, sai do site, e volta em 1 semana, advinha o que o Amazon vai te mostrar? Conteúdos relevantes com a sua última pesquisa, isto é Personalizar. Assim acontece com outros sites, como o Google que traz conteúdos relevantes de acordo com a pesquisa, o Facebook que tem um plugin social, que mostra quais os seus amigos que curtiram o mesmo site, e muitos outros sites que procuram personalizar o atendimento de acordo com o usuário e seus gostos pessoais.
Neste capítulo isto é discutido à fundo, com muitas dicas importantes.
- Precisão
É abordado em detalhes a importância de mensurar resultados, para tomar as decisões corretas com relação às suas campanhas, site e vendas.
Conrado prova como é importante saber em tempo real para onde se está caminhando, podem assim tomar medidas rápidas para corrigir sempre o caminho até o seu objetivo.
Neste capítulo até sobre palavras-chave do Google para o seu site é discutido em detalhes, para que nada saia do seu controle, e o resultado seja positivo.
Comprando o livro você perceberá que tem um mundo de informações para ser explorada, eu não falei nem 1% de tudo o que está escrito nas mais de 900 páginas, mas tenho certeza que consegui te mostrar para onde o mercado está indo.
Passo 9: iJumper, você é um?
Se você está na caça ao tesouro do Marketing Digital, procurando entender este mercado já deve ter ouvido falar do termo “iJumper” criado pelo Conrado Adolpho. Este termo é utilizado para identificar os empreendedores que possuem negócios on-line e podem trabalhar de onde quiserem, sem precisar ter um escritório fixo por exemplo.
Trabalhar na hora, e quando quisermos é o sonho de muita gente, inclusive o meu, Eu conquistei esta independência com meu portal www.lucianoaugusto.com.br porém, acabei gostando tanto de empreender que montei outros negócios, e agora preciso ter escritório e pessoas trabalhando diariamente. Mas sou muito feliz com o que conquistei.
Você, pode querer viver apenas do on-line, trabalhar de onde quiser e na hora que quiser, sem estar preso às regras do mercado tradicional, então você é um aspirante a iJumper.
Conrado tem um treinamento fantástico, onde eu fui aluno, com este mesmo nome, dentro deste treinamento, ele ensina muitas técnicas avançadas de vendas on-line, muito parecidas com as técnicas do Érico Rocha, mudando basicamente algumas variáveis e os nomes dos processos, por exemplo, o R2X ensinado pelo Érico, no Conrado se chama “Relançamento com Depoimentos”.
De qualquer maneira, é válido comprar os 2 treinamentos, um complemente o outro na minha opinião, e estudar nunca é demais. O que mais gosto do Conrado é o treinamento CopySamurai que ensina como escrever cartas de vendas, verdadeiras Copywriting com muitos gatilhos mentais, para os clientes comprarem seu produto.
Vou dedicar um artigo completo sobre Copywriting para você, ensinando como eu faço nas minhas campanhas, mas adianto, aprendi com o Conrado. Hoje tenho me atualizado vendo autores estrangeiros, mas no fundo, a técnica de escrever corretamente, usando os gatilhos certos, depende muito do seu conhecimento do produto e da persona (cliente) que irá comprar.
Passo 10: Como fazer um bom Copywriting
Vou passar pelo tema, apenas para te situar sobre esta técnica e em outro artigo, ensinarei a usar, aplicando ao seu negócio.
Tenho pesquisado muito o mercado, e um dado me chamou a atenção: “Uma boa carta de vendas é responsável por 70% do fechamento do negócio”.
É assustador saber o quanto eu e você somos manipulados por um e-mail bem escrito, ou um anúncio bem elaborado que nos leva a gastar o que não queremos e as vezes não podemos.
Bem-vindo ao mercado capitalista, goste você ou não, é nele que você vive, e é dele que precisa colher os frutos.
Você vai ouvir diversos termos que se referem ao Copywriting, como Copy, Copywriter, Carta de Vendas, Texto Persuasivo etc. Não confunda com Copyright por favor. Uma coisa é deter os direitos de algum produto ou serviço usando uma Copyright, outra é ser um Copywriter Profissional e escrever textos persuasivos de vendas para seus produtos ou seus clientes.
Qualquer um pode ser um Copywriter Profissional desde que aprenda um método que ensine como escrever estas cartas. Eu aprendi isto no curso do Conrado, mas existem diversos livros já no mercado e alguns gratuitos em pdf na internet.
É tanto conteúdo mas vamos responder a seguinte pergunta:
- O que é importante ter em uma boa carta de vendas?
Antes de falar o que deve ter na carta, é importante citar o conhecimento que você deve ter antes de escrever:
- Entendendo seu público, o que vai receber a carta, quais suas dores ou desejos.
- Fazer uma checklist do que você quer vender com esta carta, colocando todas as vantagens para o cliente que comprar.
- Entender um pouco de Programação Neurolinguística PNL e Gatilhos Mentais.
- Construir uma lista de palavras persuasivas com base no seu produto.
- Deixar pronto os pressupostos para mudar a maneira de pensar do consumidor em relação ao seu produto.
Resumidamente, você precisa ter os 5 passos acima prontos e preparados para iniciar uma boa carta de vendas.
Vamos entender o que uma boa Copy deve ter para dar certo:
- Lembrar dos 2 únicos objetivos deste e-mail, que é explorar os pontos de valor do seu produto, e matar qualquer tipo de objeção que o cliente tenha.
- Entender o básico de formatação de texto em e-mails e a linguagem a ser utilizada.
- Incluir um opt-in irresistível para aumentar a taxa de conversão
- Como escrever assuntos (headlines) realmente eficientes que aumentam a taxa de abertura do e-mail.
- Conhecer e aplicar as palavras mais usadas em português que estimulam a abertura do seu email.
- Aprender a usar as abordagens eficazes como Medo(dor), ganância (prazer, desejo) e curiosidade para aumentar a conversão.
- Aplicar gatilhos mentais poderosos como antecipação, fofoca, competição, lenda, mudança de referência de valor, curiosidade, choque, desequilíbrio pela assimetria de informação induzida, ansiedade positiva e outros.
- Conhecer as principais objeções dos seus clientes ao seu produto, e já responder cada uma delas no email.
- Criar uma história com emoção para engajar seus leitores e aumentar a taxa de abertura e conversão.
- Fazer com que o consumidor sinta-se como se já tivesse comprado o produto, facilitando a conversão.
Uma boa Copy traz resultados verdadeiros para seu negócio, e estudar se preparando para escrever estes e-mails é tão importante quanto criar um anúncio no Google ou Facebook, e vou mais longe, a conversão por e-mail, é maior e infinitamente mais barata do que estes 2 juntos.
É importante ressaltar que não é apenas 1 e-mail que irá escrever e sim uma sequência de e-mails, que podem chegar a 7, dependendo do tipo de lançamento que irá fazer. Eu vou te mostrar os e-mails que usei no meu último lançamento e também no relançamento de 50% que fiz. Estes e-mails foram responsáveis por mais de 700 mil reais em vendas em 2014 :D. A técnica consiste em uma boa Copy e uma página de captura igualmente bem feita:
- Veja a página de captura que usei: http://site.lucianoaugusto.com.br/anuidade/
- Pode baixar o arquivo original dos e-mails que escrevi aqui!
[epico_capture_sc id=”2556″]
Passo 11: O que é a Prova Social?
Você pode não saber, mas todo o muro de objeções que um cliente tem sobre você, pode ser quebrado ou pelo menos reduzido a quase zero, utilizando as provas sociais.
Uma prova sociel consistem em 1 ou mais clientes dando depoimento sobre o seu produto/serviço, mas não os depoimentos em texto, onde qualquer um pode fraudar o sistema, estou falando de depoimentos em vídeo, mostrando a cara, e falando dos benefícios dos seus produtos/serviços.
O R2X do Érico, ou o Relançamento com Depoimentos do Conrado, são excelentes para se levantar muitos vídeos que falem de você e do seu negócio positivamente.
Mas entenda, não adianta comprar os vídeos, isto não daria certo, não pode ter script, tem que ser natural, vindo do íntimo da pessoa, falar o que ela pensa, e até criticar de forma positiva.
Fiz isto em meu portal, e tem sido um sucesso, no youtube você digitar “Portal Luciano Augusto” e aparecerá várias páginas de depoimentos. Este é a maior prova social que eu poderia ter.
Seguem 2 depoimentos para que você entenda a Prova Social:
Isto ai reforça a seriedade do nosso portal, e quebra muitas objeções dos clientes antes de decidir por comprar.
Se pesquisar atualmente na internet temos centenas de depoimentos, eu mesmo já dei depoimento sobre os cursos e produtos que comprei.
Claro que existe ai alguns vídeos falsos e montados, mas de qualquer forma, um depoimento em vídeo, sem grandes qualidades, ajuda muito na conversão.
Passo 12: O NeuroMarketing do Professor Marcelo Peruzzo!
As 3 mentes do NeuroMarketing (em finalização)
Referências Bibliográficas
Em finalização
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Putz!!! Parabéns de verdade pelo artigo, aliás, já devo ter voltado ao seu site umas 3 vezes para reler. Um dos artigos mais completos sobre o tema Marketing Digital que eu tive a oportunidade de ver. Estou começando a me aprofundar nas técnicas de Marketing Digital e marquei seu site nos meus “Favoritos”, por esse conteúdo de qualidade considero que você é um dos profissionais que deve ser seguido. Mais uma vez parabéns.
Sucesso continuado pra você!!
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Parabéns amei a forma como você descreveu e comparou os grandes gurus do mercado digital , e as dicas com vocabulário acessível e sem vocábulos da área. Acredito que vc ativou todos os meus gatilhos mentais !
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Que post denso e cheio de informação.
Parabéns
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PessoALL
Sou suspeito para falar do Mestre Luciano Augusto. Sou aluno e discípulo dele, acompanho se perto os seus teabalhos e posso AFIRMAR que além de ser um EXCELENTE profissional, é sem duvida alguem transparente em suas ações e comprometido com resultados.
Sou formado na área de circuitos integrados, pós graduado na área de engenharia de sistemas computacionais, pesquisador e amante da computação quântica e, agora um vislumbrador do MD, o qual sigo os caminhos narrados pelo Luciano. Tenha a certeza que tudo que ele abraça é sem duvida próspero e seguro. Parabéns meu Mestre, socio DigitalCEO e amigo Luciano, por todos os ensinamentos!
Abraços
Douglas Melman
Fundador da Consultor Douglas Info
@consultordoug
https://consultordouglas.info
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Olá Luciano, td bem ,….acredito que sim! rs…bom quero agradecer as dicas, mesmo que resumidas, é o que precisamos para destrinchar esse universo imenso! Quero compartilhar com você, que ontem, quando li este post fui correndo buscar meu livro dos 8 ps do marketing, é muitooo legal! Agora…detalhe a gente tem que fazer 7 x1, ou seja, criar site, desenvolver conteúdo, fazer divulgação em midias, estudar, trabalhar, atender clientes…ufa, fora …casa…rsr brincadeirinha a parte, ma Lu, será que eu consigo seguinte esse script? Você tem alguma dica pra mim, como consigo gerar info produtos dos meus tratamentos, isso pode ser rentável? sou Esteticista, bilíngue, era consultora da SAP business one, mas a 5 anos mudei de área, motivos familiares, e agora estou nessa jornada de empreender, tenho meu espaço, faço uma graduação em estética…olha meu site…e me dá uma dica…
Obrigaduuu, bjs
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Muito bom o artigo! Ajudou muito e de uma forma bem resumida e ao mesmo tempo bem explicada, parabéns! Estou no começando o meu hiper-lançamento e essas dicas ajudaram.
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Boa noite Luciano,
Você executa a fórmula de lançamento para outros produtos também ou somente para os seus?
Att,
Roberto